Ambientação realiza 2º Fórum Interinstitucional

Notícia

Criado: Seg, 24 nov 2008 15:32 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O Programa Ambientação - Educação Ambiental em Prédios do Governo de Minas Gerais, realiza nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o 2º Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e em parceria com a Oscip Ambiente Brasil Centro de Estudos. O FIA será realizado no Centro Mineiro de Referência de Resíduos (CMRR), que fica na Rua Belém, nº40, Bairro Esplanada, em Belo Horizonte.

Além da avaliação das ações do Programa em 2008 e da capacitação das Comissões Setoriais que desenvolvem as atividades do projeto nas instituições públicas para subsidiar o planejamento para 2009, durante o evento será entregue o "1º Prêmio Ambientação". A premiação tem por objetivo prestigiar os trabalhos desenvolvidos nas instituições e incentivar novas práticas e ações socioambientais que visem à conscientização do consumo consciente e à destinação adequada dos resíduos sólidos.

As três melhores práticas do desenvolvidas no período de outubro de 2007 a outubro de 2008 irão receber prêmios em cerimônia especial no 2º Fórum, no dia 27 de novembro. Este ano o evento recebe cerca de 250 participantes de todo o Estado.

Programa Ambientação

O Programa Ambientação conta com a participação direta de cerca de 10 mil funcionários públicos. 32 instituições públicas e 52 prédios públicos já aderiram ao Programa desde sua criação, em 2003. O Ambientação é parte das ações do Projeto Estruturador do governo de Minas ‘Resíduos Sólidos' e tem como foco a promoção e o estímulo à educação ambiental com base nos princípios da reutilização e reciclagem de materiais.

O objetivo do programa é promover o consumo consciente por meio da mudança de comportamento e aquisição de atitudes corretas no dia-a-dia dos funcionários da administração pública. Para tanto, o programa trabalha com duas linhas de ação: "Atitude Consciente" e "Qualidade de vida no trabalho". Ambas possuem ações efetivas para o alcance de resultados no curto, médio e longo prazos. "Consumir os recursos naturais racionalmente para que eles estejam disponíveis no futuro é um processo que exige envolvimento de todos, por isso o foco é na mudança de atitude", explica um dos coordenadores do Programa, Ricardo Botelho.

Ascom /Sisema