Crianças pulam carnaval e aprendem sobre consumo consciente

Notícia

Criado: Sex, 20 fev 2009 16:42 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


A bateria já está na concentração. As máscaras não escondem o olhar atento da criançada para uma folia diferente, no ritmo do consumo consciente. No Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), localizado na região Leste de Belo Horizonte, 64 pequenos foliões de 7 a 11 anos, participaram, nos dias 18 a 20 de fevereiro, das oficinas de produção de instrumentos musicais, máscaras e aproveitamento integral dos alimentos. Em todas as atividades, o carnaval ganhou os contornos da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais.

Das embalagens pet e cabos de vassoura, surgiram os chic-chics. Durante a confecção do instrumento, Brenda Alves Gomes dos Reis, de 9 anos, também aprendeu as cores da coleta seletiva. "Agora sei que, em cada coletor, deve-se colocar um tipo de material". Na oficina, a batucada envolveu até os adultos, que acompanharam de perto a atividade. "As crianças se surpreendem com os brinquedos fabricados com materiais simples, desenvolvendo a criatividade", contou a agente cultural Bruna de Souza.

Na oficina de máscaras, a diversidade das cores veio com os diferentes materiais utilizados nas colagens, como os canudinhos. Izabella Meirelles, de 8 anos, mora próximo ao Centro Mineiro de Referência em Resíduos e não perdeu a oportunidade de se divertir com muita lantejoula e purpurina. "Adorei fazer as máscaras. Foi divertido e aprendi muito", comentou.

Na sexta-feira, os pequenos foliões deixaram as máscaras e instrumentos de lado e vestiram os aventais da Cozinha Experimental para uma aula de culinária. "Nessa época de muito calor, os pais e as crianças devem ficar atentos à alimentação. A dica é beber muito suco preparado com o aproveitamento integral dos alimentos", ressaltou a gestora ambiental e coordenadora das oficinas do CMRR, Gelma Alcântara. Na receita, nem a casca do abacaxi é desperdiçada. "Quando minha mãe for descascar as frutas, não vou deixar jogar nenhuma casca fora, porque dá para fazer sucos deliciosos", prometeu Raquel Alves, de 7 anos.

Antes de colocarem a mão na massa, as crianças participaram de uma palestra sobre consumo consciente e assistiram a um vídeo. Nesse momento de sensibilização, são repassados os conceitos da sustentabilidade. "É importante a criança entender a relação da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais na melhoria da qualidade ambiental. Somente dessa forma, ela poderá mudar de hábitos e, principalmente, repassar esses ensinamentos para os familiares e amigos", afirmou Gelma.

Ivone Conceição Oliveira participou de todas as oficinas como observadora e não perdeu nenhum detalhe. "Foi uma oportunidade de me capacitar, pois sou professora e ministro oficinas de artesanato, culinária, marcenaria e reciclagem para alunos especiais". As novas técnicas e dicas já foram aplicadas na sala de aula. "Reproduzi a oficina de instrumentos musicais e tive um ótimo resultado. A participação dos alunos foi maravilhosa", afirmou a professora da Escola Estadual Dona Argentina Vianna Castelo Branco. Criado em 2007, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos realiza cursos e oficinas gratuitos para um público de diferentes idades. O calendário com a programação está disponível no site www.cmrr.mg.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3465.1200.

Fonte: CMRR