Estação móvel de monitoramento mede qualidade do ar de Vespasiano

Notícia

Criado: Qui, 20 nov 2008 15:40 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) inicia este mês o monitoramento da qualidade do ar do município de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, utilizando equipamentos automáticos que medem a concentração de poluentes no ar do tipo PM-2.5, ou seja, que têm diâmetro menor que 2,5 micrômetros - o correspondente a um milímetro dividido por mil. Os aparelhos fornecem informações 24 horas por dia e por isso permitem mais eficiência nos resultados. Trata-se de um projeto de pesquisa viabilizado por um convênio entre Feam e o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

O local selecionado para o desenvolvimento dos trabalhos foi o estacionamento da agência do Banco Real da cidade, que autorizou a instalação do equipamento, contribuindo, assim, para a análise da qualidade do ar de Vespasiano. "A previsão é de que a estação permaneça lá por seis meses e, na seqüência, o equipamento vá para Pedro Leopoldo", afirma a gerente de Gestão da Qualidade do Ar da Feam, Elisete Gomides Dutra.

Os equipamentos de medição estão em uma estação móvel de monitoramento da qualidade do ar, afixados no interior de um container na carroceria de um caminhão. Nela, são medidos parâmetros meteorológicos, como velocidade e direção de vento, umidade relativa, temperatura, pressão e radiação solar e também são monitorados poluentes: material particulado inalável, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos.

Ascom / Sisema