A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participou, de 02 a 07 de agosto, do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, ocorrido em Natal, no Rio Grande do Norte. O Congresso, considerado o mais importante evento da área no país, abrigou a Exposição “Solos de Minas”, com a mostra de 20 monolitos de solos representativos do Estado de Minas Gerais.
Os monólitos expostos, confeccionados pelo Banco de Solos do Estado de Minas Gerais, um projeto da Feam, coordenado pela Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), ocupou posição de destaque no evento.
Mais de 3 mil pessoas, entre professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários e profissionais liberais, visitaram a Exposição e puderam conhecer um pouco melhor sobre os solos de Minas Gerais e como os monolitos foram coletados e preparados, além de conhecerem outros projetos e produtos desenvolvidos pela Fundação.
Crédito: Arquivo Feam
Visitantes na Exposição Solos de Minas
Durante o evento, a Feam foi convidada, também, para lançar simbolicamente as três publicações do Banco de Solos do Estado de Minas Gerais, que já se encontram disponíveis no site da Fundação: Manual de Procedimentos Analíticos para determinação de Valores de Referência de Qualidade (VRQ) de elementos-traço em solos do Estado de Minas Gerais; Manual de Coleta de Solos para Valores de Referência de Qualidade no Estado de Minas Gerais e; Manual de Orientação de Reamostragem de Solo por Geoestatística.
A gerente de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas da Feam, Patrícia Fernandes, ressalta que a participação da Fundação em eventos como esse é de fundamental importância para aproximar o órgão ambiental das universidades, que possuem o conhecimento técnico e o capital humano para apoiar as pesquisas, divulgar os projetos, além de reforçar o papel itinerante e educativo da “Exposição “Solos de Minas”.
Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3915-1107/3915-1442 ou pelo e-mail: gesad.meioambiente.mg.gov.br
Ascom/Sisema