Operação verifica situação das barragens na Zona da Mata

Notícia

Criado: Ter, 18 set 2007 15:43 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Até o final da semana, os técnicos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata (Supram) visitarão 15 barragens localizadas na região. A ação está sendo desenvolvida em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A operação é uma ação preventiva para verificar a implementação das medidas de melhorias para manutenção da estabilidade nas barragens identificadas pelas auditorias realizadas nas estruturas. Os técnicos das diversas instituições verificarão os aspectos pertinentes à sua competência, analisando as medidas de segurança adotadas pelos empreendedores, conforme estabelecido pelas Deliberações Normativas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 62 (17/12/2002) e 87 (17/06/2007).

Cerca de vinte técnicos das instituições serão divididos em três equipes que percorrerão oito cidades. Nesta terça-feira (18), às 10h, serão fiscalizados empreendimentos nos municípios de Mirai, Juiz de Fora e Itamarati de Minas. A operação, que deve se estender até o dia 20 de setembro, também irá fiscalizar barragens nos municípios de Mar de Espanha e Cataguases.

Data: 18/09/07
Fonte: Ascom Sisema