População de Ubá apresenta dúvidas e reclamações à Ouvidoria do Estado

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Criado: Qua, 02 out 2019 20:57 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05



Crédito: Divulgação OGE
OUVIDORIA DENTRO
A 9ª edição da Ouvidoria Móvel teve foco em questões ambientais, relacionadas à prestação dos serviços públicos estaduais 

 

Moradores de Ubá, na Zona da Mata, participaram de mais uma ação da Ouvidoria Móvel, realizada nesta quarta-feira (2/10), das 9h às 16h, na Praça São Januário, no Centro da cidade. A equipe, coordenada pela ouvidora ambiental, Taiana Coelho Netto, registrou manifestações e esclareceu dúvidas da população sobre meio ambiente, como processos de outorga, licenciamento, cadastro ambiental rural, entre outros.

 

A ouvidora ambiental ressalta os trabalhos da Ouvidoria Especializada e a importância de levar o atendimento presencial, onde as pessoas estão e convivem com as dificuldades. “A nossa atuação se traduz na prática constante de empatia e no despertar da consciência cidadã de fiscalizar e cobrar pela qualidade do serviço público. Para isso, nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os canais de divulgação da ouvidoria ambiental, a fim de ampliar o controle social quanto aos serviços públicos ambientais prestados pelo Estado”, diz.

 

Em balanço das atividades da Ouvidoria Móvel, a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, destaca a importância do fortalecimento do órgão de controle interno. “Estamos atuando para estimular novas práticas, com o objetivo de personalizar o atendimento e individualizar o tratamento da mensagem da população. Com o trabalho da equipe da Ouvidoria Móvel nos municípios, damos mais um passo para demonstrar a mediação de conflito entre o cidadão e a OGE”, avalia a ouvidora-geral.

 

Já Germano Vieira, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – integrante do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), órgão relacionado às principais demandas apresentadas na Ouvidoria Ambiental da OGE - explica que a legislação ambiental está sendo modernizada para melhor atender a população. “Além da modernização, padronizamos normas e procedimentos, criamos o agendamento on-line nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente e demos início a um processo de informatização das atividades, facilitando, ainda mais, o acesso do cidadão aos serviços como outorga, licenciamento e intervenções ambientais”, afirma o secretário.

 

Demandas

 

Durante o atendimento, quem tinha demandas de outras áreas especializadas da OGE também foi atendido. Foi o caso de Sônia Aparecida de Paula, que procurou a Ouvidoria Móvel para tratar de um problema relacionado à área da Saúde. “Não sabia que o Estado tinha esse projeto para ouvir as pessoas. Soube que a ouvidoria estaria aqui na cidade e vim pedir ajuda para resolver meu problema. Fui bem atendida e fiquei satisfeita ao saber meu caso vai ser acompanhado “, comenta.

 

Agência Minas