Prefeitura de Belo Horizonte adere ao Programa Ambientação

Notícia

Criado: Ter, 13 out 2009 14:50 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, assinaram, nesta sexta-feira (09), Termo de Convênio que tem o objetivo de levar o Programa “AmbientAÇÃO” para a administração pública municipal.  

A implementação do programa de comunicação e educação socioambiental, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), será realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A gerente da secretaria, Mônica Mourão, destacou a importância do convênio. “Queremos servir de exemplo não só para todos os demais setores da administração municipal, mas principalmente para a sociedade que acompanha os nossos trabalhos”, declarou. 

Para José Carlos Carvalho, o Ambientação é um programa de educação com características de mobilização social. “É um programa que visa educar pelo exemplo. O seu principal papel é estimular a construção de uma sociedade sustentável, criando novas formas de ser e de estar no mundo”, destaca.  

Programa AmbientAção 

O Ambientação tem como objetivo promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos. A coordenadora do Programa, Miriam Dias, argumenta que a sensibilização apenas começa com os funcionários do setor público. “Entendemos que trabalhando com o servidor público, que já somos muitos, estamos trabalhando também com suas famílias e outros segmentos da sociedade". 

O programa possui duas linhas de ação, "Consumo Consciente" e "Gestão de Resíduos", que contemplam temas relacionados ao comportamento, de forma a despertar a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais. Visando a melhoraria na qualidade de vida, o Ambientação promove ações simples de esforço coletivo, com a redução do desperdício e volume de resíduos, incentivando a não geração, o reaproveitamento e a coleta seletiva a partir da reflexão individual de atitudes, posturas e ações que interferem de forma negativa no meio ambiente. Dessa forma, os benefícios são econômicos, ambientais e sociais.

Veja também o vídeo no Blog Meio Ambiente

Fonte: CMRR/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais