Sisema lança programa de educação ambiental na bacia do rio Paracatu

Notícia

Criado: Ter, 23 out 2007 17:04 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Durante o encontro serão discutidos os principais temas e ações do programa, construído desde janeiro deste ano. “Para a construção do projeto, realizamos ao longo do ano reuniões regionais em sete municípios da bacia, com o objetivo de levantar as necessidades, os interesses e os problemas da região”, explica o coordenador geral do programa, Ricardo Cottini.

Dentre as metas do projeto destacam-se ações de conscientização ambiental junto a pescadores e usuários de água da bacia; apoio às comunidades para o planejamento de ações de educação ambiental visando a redução do desperdício de recursos materiais e energéticos no princípio dos 3R’s – Redução, Reutilização e Reciclagem, além da instituição do policiamento comunitário e do apoio à consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu.

Para alcançar as metas, o programa prevê a realização de encontros e fóruns para discutir os principais desafios ambientais da bacia, cursos e oficinas de capacitação para pescadores, professores, produtores rurais e membros de comitês de bacia. Está previsto ainda o lançamento de material didático e educativo, campanhas públicas de sensibilização e conscientização acerca de temas ambientais e estudos socioeconômicos e culturais das comunidades ribeirinhas e usuários do rio Paracatu.

O programa é uma das ações do Projeto Estruturador Conservação e Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e será implementado ao longo deste ano até dezembro de 2010, abrangendo os municípios de Brasilândia de Minas, Buritizeiro, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Presidente Olegário, Santa Fé, Unaí e Vazante.

19/10/2007
Fonte: Ascom/Sisema