Década de 1980 - IEF
Década de 1980
Artigo
1980
-Ampliadas e intensificadas as atividades de Educação Ambiental em todo o Estado.
-Realizado em Ibirité o I Seminário Estadual de Conservação da Natureza (SESCON), promovido e coordenado pelo IEF, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, através das Delegacias Regionais de Ensino.
-Criado o Parque Estadual do Sumidouro no município de Lagoa Santa.
- Implantado o Escritório Regional Mata, em Ubá.
- Declaradas Áreas de Preservação Permanente as regiões de Chapada do Lagoão, Samambaia e Brejão, no município de Araçuaí.
- Lançado o Programa de Promoção de Pequenos Produtores Rurais - MG II, envolvendo 102 municípios.
- Concluídas as obras de infraestrutura do Parque Estadual do Ibitipoca.
- Demarcados os limites da Reserva Biológica da Mata do Acauã, com sede em Leme do Prado.
1981
- O IEF obtém, legalmente, maior controle sobre a exploração florestal e passa a integrar o Sistema Operacional da Agricultura (SOA).
- Integração do IEF ao Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, criado nesse ano.
- Criada a Estação Ecológica do Tripuí
1982
-Implantados os Escritórios Regionais Noroeste, em Unaí, e Rio Doce,em Governador Valadares.
1983
José Carlos Carvalho assume a Diretoria Geral do IEF.
- Publicado pelo IEF o livro Arborização de Cidades e Rodovias, de autoria do engenheiro agrônomo José Benedito Pedrosa.
- Implantado o Escritório Regional Triângulo, em Uberlândia.
-Criada a Área de Proteção Especial Pico do Ibituruna.
- Realizados, entre 82 e 83, cerca de 8 Seminários Regionais de Conservação da Natureza (SERCONs) em todo o Estado, dentro da mesma filosofia do SESCON – agora com temas específicos para cada região.
1984
- Implantados os Escritórios Regionais Centro-Norte, em Sete Lagoas; Nordeste, em Teófilo Otoni; Norte, em Montes Claros; e Sul, em Varginha.
- Firmados convênios com a Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução de Prédios Escolares do Estado (CARPE), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), CEMIG, EMATER, IBDF, Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) e Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE).
- Instituído o Programa de Manejo Sustentado em Cerrados.
-Criada a Área de Proteção Ambiental Seminário Menor de Mariana.
- Criação oficial do Parque Nacional da Serra do Cipó.
1986
- Convênio com IBDF, no valor de Cr$ 800 milhões, para dar continuidade aos programas REPEMIR e Manejo Sustentado do Cerrado.
- O IBDF delega ao IEF a competência para emitir Guias Florestais e Fichas de Registros de Emissões de Guias Florestais aos exploradores de produtos florestais do Estado.
- Inaugurado o novo Escritório do IEF em Belo Horizonte.
- Firmados convênios com as empresas Cia. Agroflorestal de Santa Bárbara (CAF), Cia Matarazzo de Papéis e Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA), com o Banco Mundial, EMATER e EPAMIG -todos eles voltados ao fomento florestal.
1987
- Egídio de Pádua Corrêa assume a Diretoria Geral do IEF.
- Criado o Conselho Estadual de Recursos Hídricos- CERH – MG, a partir da necessidade de se definir a integração dos órgãos públicos, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, paraassegurar o controle das águas e de sua utilização.
1988
- Assinado contrato de financiamento com o Banco Mundial, no valor de US$ 100 milhões, para execução do Programa PRÓ-FLORESTA.
- Implantado o Escritório Regional Centro-Sul, em Barbacena.
- Promulgada a nova Carta Constitucional que, em seu artigo 225, qualifica o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.” Dessa forma, o acesso a um meio ambiente equilibrado passou a constituir direito fundamental do cidadão, concretizando ainda mais o ideal da sustentabilidade,
- Implantação do PRÓ-FLORESTA e negociação entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) e o IEF, para a consolidação da instituição.
- O IEF adota um novo sistema de planejamento; é criada a Diretoria de Parques e Reservas Equivalentes.
-Criado o Parque Estadual da Baleia .
1989
- Elvézio Antunes de Carvalho assume a Diretoria Geral do IEF.
- Criada a Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas.