Com o objetivo de mostrar e discutir as experiências do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) em Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) participa da Conferência sobre Combate Aéreo a Incêndios 2009, que acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Crowne Plaza Hotel, na Califórnia, Estados Unidos. O diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, será palestrante no evento.
A Conferência é o primeiro evento no continente americano a abordar os elementos aéreos fixos e rotativos no combate a incêndios, em nível global. Serão apresentadas as experiências dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Chile, Argentina, Austrália, Rússia, Grécia, França, Espanha, Itália, África do Sul, Coréia, Japão, China e outros paises onde a ocorrência de incêndios é significativa, durante o ano.
Além de possibilitar a interação com pesquisadores e profissionais de diversos países, o evento irá apontar questões operacionais, táticas e financeiras da utilização de aeronaves, especialmente de helicópteros de combate aos incêndios nas ocorrências de fogo em difícil acesso. A Conferência também pretende criar a oportunidade para a apresentação de novas pesquisas, tecnologias, produtos e equipamentos empregados na prevenção e no combate aos incêndios e contribuir para a ampliação dos conhecimentos a respeito dos efeitos do fogo no ambiente.
O IEF irá apresentar a palestra Operações Aéreas na Floresta Tropical. Também serão discutidos temas como: Sustentabilidade de frotas aéreas e aeronaves em processos de envelhecimento; O futuro do manejo de incêndios florestais, Operações militares de combate aéreo a incêndios; Operações aéreas globais; Sistemas de monitoramento do tempo; O impacto de acidentes do combate aéreo a incêndios; O impacto do combate aéreo a incêndios na mídia.
Previncêndio - A Força-Tarefa Previncêndio foi criada em 2004 num esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar a questão de combate a incêndios florestais no Estado. É a primeira do gênero na América Latina e conta com o apoio de 300 servidores e cerca de dois mil brigadistas distribuídos por todo o Estado.
O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O Previncêndio possui diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico.
Fonte: Ascom Sisema