Foto: Divulgação IEF
Parceria entre IEF e UFJF prevê desenvolvimento de ações conjuntas
O Governo de Minas uniu esforços com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para investir na gestão de fauna e flora no Estado. Por meio de um Protocolo de Intenções e de dois Acordos de Cooperação Técnica, firmados neste mês de junho, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a universidade vão desenvolver programas, projetos e ações conjuntas voltados para a fauna silvestre, além da gestão de viveiros, de jardim botânico e de áreas protegidas.
O trabalho é fruto da crescente interação institucional entre o IEF e a UFJF em atividades com essas temáticas. Por meio do Protocolo de Intenções, por exemplo, será realizado um intercâmbio para desenvolvimento de ensino, pesquisa, extensão, administração e capacitação de pessoal técnico, tanto de professores quanto de alunos.
Já os Acordos de Cooperação preveem a parceria do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IEF com os Departamentos de Veterinária e Biologia da Universidade, além da parceria entre a Área de Preservação (APA) da Mata do Krambeck e o viveiro de mudas do IEF, com o Jardim Botânico da Universidade.
O Acordo de Cooperação entre o Cetas e a UFJF prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa relativos ao diagnóstico de doenças infecciosas específicas na fauna silvestres em animais recebidos no Centro de Triagem do IEF. Já por meio do Acordo entre as áreas de conservação serão realizadas atividades técnicas e científicas como cursos, simpósios, fóruns, workshops e encontros técnicos, além da capacitação técnica e científica de profissionais do IEF e da Universidade.
A concessão de acesso e uso de espaços físicos, a oferta de bolsas de iniciação científica, extensão, monitoria e treinamento profissional e apoio mútuo na gestão da APA Mata do Krambeck, do Jardim Botânico e do Viveiro de Mudas do IEF também são atividades previstas no Acordo.
“A cooperação, além dos benefícios para o ensino, pesquisa e extensão, traz, sobretudo, melhoria à qualidade de vida das pessoas. A UFJF se sente honrada de poder participar de um convênio que tem como meta a melhoria das condições de vida da população brasileira", disse a vice-reitora da Universidade, Girlene Silva.
Para o supervisor do IEF na Zona da Mata, Alberto Iasbik, a parceria do IEF com a UFJF é fruto de um esforço nos últimos 2 anos para o desenvolvimento da Gestão da Fauna pelo IEF e da necessidade de implantação da APA Estadual Mata do Krambeck e do Jardim Botânico. “A interação sempre constante com a Universidade e a criação do Curso de Medicina Veterinária da UFJF, possibilitou esses acordos, abrindo o leque para amplas possibilidades de outros projetos e ações a serem desenvolvidos", afirmou.
Milene Duque
Ascom/Sisema