Voltado ao universo infantil, o livro Bichos do Cerrado apresenta de forma lúdica e divertida os segredos deste importante e representativo bioma no estado de Minas Gerais e seus bichos. Com ilustrações coloridas, a obra contada em poesias pela escritora e ilustradora Nilcemar Bejar, que é bióloga e analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), terá lançamento em Belo Horizonte no próximo sábado, 5 de outubro, em evento às 9h, na Biblioteca Pública de Belo Horizonte.
Servidora da Diretoria de Unidades de Conservação do IEF, Nilcemar explica o que a motivou na produção. Ela conta que, como bióloga e educadora, percebeu que grande parte da produção literária disponível para o público infantil fazia alusão à fauna da África ou da Europa. “Toda criança conhece o elefante, a zebra e o urso, mas poucas conhecem os bichos nativos do Brasil. Diante disso, nosso cerrado, tão rico e diversificado, fica desvalorizado e desconhecido”, afirmou.
Ela afirmou ainda que, de modo geral, existe um entendimento de que a biodiversidade está essencialmente associada a ambientes de florestas de grande porte. “Assim, minha motivação principal foi mostrar a riqueza da fauna e flora do cerrado, um dos principais biomas que ocorrem em Minas Gerais”, disse. Nilcemar ressaltou também que sua intenção era que essa mensagem chegasse às crianças, de forma lúdica, para que elas pudessem estabelecer um vínculo afetivo com o cerrado e seus personagens.
O livro teve o apoio do Instituto Biotrópicos, além da parceria com o Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço: Alto Jequitinhonha, Serra do Cabral, do Comitê da Reserva da Biosfera do Espinhaço, da Conserva Mundi e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O protagonismo de instituições em apoiar publicações do gênero é uma importante ferramenta de educação ambiental e de atuação junto às comunidades, estratégia imprescindível para a conservação da biodiversidade”, concluiu a autora.
No dia 14 de setembro, o livro foi lançado na Estação Espinhaço, um casarão tombado pelo IPHAN, sede do Instituto Biotrópicos e do Centro de Educação Ambiental Conserva Mundi, em Diamantina.
Bichos do Cerrado é a segunda publicação da autora, sendo que a primeira foi um e-book chamado "Hora do Banho”. É também a quarta obra em que ela atua como ilustradora. Todas as publicações são destinadas ao público infantil.
Serviço
Lançamento - 5 de outubro, de 9h às 11h
Endereço: Praça da Liberdade, 21, Bairro Funcionários – Belo Horizonte
Contatos da autora: (31) 3269-1220 E-mail: infantil.sub@cultura.mg.gov.br
Ângela Almeida
Ascom/Sisema