Parque Estadual da Serra do Papagaio faz balanço de atividades

Notícia

Qua, 27 jun 2007


Desde o início de 2007, a gerente da unidade de conservação, Solange Lemgruber Boechat e os conselheiros do parque vêm realizando reuniões freqüentes com as comunidades do entorno e representantes de organizações governamentais e não governamentais. "Esperamos fortalecer o processo de gestão, estimular a implantação e a conservação do Parque Estadual da Serra do Papagaio", afirma a gerente.

Integrantes do CONPESP foram capacitados pela organização não governamental (Ong) Valor Natural que orientou sobre as formas de atuação do Conselho junto à comunidade. Segundo Solange, outras atividades já vem sendo desenvolvidas pelo Conselho, como a realização de palestras sobre incêndios florestais nas unidades de conservação, questões sócio-ambientais e outros projetos que envolvem o Parque.

O Conselho foi criado em 2006, utilizando uma metodologia de construção participativa que permitem integrar e articular os diversos atores sociais para o fortalecimento da unidade de conservação. Têm assento 48 membros - 24 efetivos e 24 suplementares - com representação do IEF, do setor privado, Ongs, comunidade científica, prefeituras e comunidades do entorno do Parque.

O Parque Estadual da Serra do Papagaio está localizado na Serra da Mantiqueira, na região Sul do Estado. Abriga um importante remanescente de Mata Atlântica com formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária. A unidade de conservação é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

27/06/2007
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente