Nos dias 9 e 10 de novembro, o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) sediou o evento "Aves do PE do Rio Doce", como parte das comemorações dos 80 anos da unidade de conservação. A iniciativa foi organizada pelos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (DuPERD), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Renova.
O evento contou com a presença de mais de 100 participantes, incluindo especialistas em ecoturismo, que também participaram de palestras, oficinas e atividades de observação de aves. Um dos destaques foi o lançamento do álbum "Aves Noturnas" de Leandro Cortezano.
O Parque Estadual do Rio Doce promove o ecoturismo de forma ativa, graças à sua biodiversidade única e potencial turístico, sendo um santuário de biodiversidade, abrigando mais de 200 espécies de aves, das quais 46 estão ameaçadas de extinção.
“Foi lindo ver a participação e engajamento de todos e a vontade de que o produto ecoturístico de observação de aves seja uma construção coletiva, dialogando e convergindo com a conservação da biodiversidade e o empreendedorismo. Temos um potencial incrível, agora é acreditar e voar para o mundo”, disse a analista ambiental do parque, Jaílma Soares.
O Parque
Localizado no Vale do Rio Doce, a Unidade de Conservação é uma das principais áreas de proteção à biodiversidade em Minas Gerais, abrigando a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no estado.
Com um sistema lacustre significativo e uma rica diversidade de flora e fauna, o parque oferece atividades como passeios ecológicos e safáris noturnos, atraindo turistas interessados em explorar suas belezas naturais.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema