Atendendo à determinação da Lei 14.181 de 17 de janeiro de 2002, que prevê o incentivo à promoção de iniciativas destinadas ao desenvolvimento da criação e multiplicação de animais aquáticos, o programa consiste basicamente no fornecimento de alevinos e ração aos produtores. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alvinópolis e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Além disso, o programa tem também como objetivo manter as nascentes e os corpos hídricos em boas condições para manutenção da qualidade da águas.
Os sete produtores selecionados para este programa participaram de um curso sobre a gestão da pesca e receberam cerca de 10 mil alevinos de tilápias produzidos em Janaúba pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf), além de 3 mil quilos de ração. Espera-se que sejam produzidos cerca de 5 mil quilos de pescado e a previsão é que 20% desse total sejam destinados à merenda escolar da rede pública municipal.
Segundo o técnico ambiental do IEF, João Bosco Martins Rosa, os alevinos adquiridos na Codevasf demonstraram ser de excelente qualidade. Foram retirados, durante a primeira quinzena do mês de março, exemplares de peixes cujos tamanhos alcançaram 25 cm e peso de 500 gramas. “Hoje, o município conta com a produção de aproximadamente 5 toneladas de pescado de ótima qualidade”, ressaltou. De acordo com ele o programa despertou a preocupação dos proprietários para a preservação e conservação da qualidade das águas.
A iniciativa abriu caminho também para a execução de projetos de revitalização de nascentes. A Prefeitura Municipal está desenvolvendo em parceira com a Emater, um projeto de construção, em consórcio com mais cinco municípios vizinhos, de um frigorífico para o processamento de pescado, um reflexo do sucesso do Programa de Fomento à piscicultura Social.
Data: 30/04/08
Fonte: Ascom / Sisema