Sistema de Meteorologia de Minas se consolida como importante ferramenta de prevenção de fenômenos naturais

Noticia

Criado: Sex, 09 fev 2024 15:16 | Atualizado: Sex, 27 set 2024 06:13
Fotos: Robson Santos/Sisema

Robson Semad 1

Simge conta com softwares livres, eficazes e avançados, capazes de detalhar os dados analisados pelos meteorologistas

 

Chuvas intensas e raios são alguns dos fenômenos naturais que são constantemente monitorados pelos profissionais que integram o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge). É por meio do órgão, controlado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que são emitidos diversos alertas à população mineira sobre mudanças bruscas no tempo que podem afetar o cotidiano da sociedade, assim, salvando vidas.

 

O Simge faz, diariamente, e durante todo o ano, a vigilância e a previsão do tempo e do comportamento hídrico, com detalhamento na escala regional, fornecendo produtos personalizados às atividades de preservação ambiental, socioeconômicas e de defesa da população, com ênfase nos fenômenos adversos como enchentes, estiagens e tempestades severas. A partir da análise de radares e satélites, alertas são emitidos à população em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
 

"As informações geradas pelo Simge são fundamentais e de grande importância para a sociedade mineira. O Igam, por meio do Simge, publica diariamente a previsão do tempo, que pode ser acessada por meio de nossas redes sociais e no nosso site. Além disso, no período de chuvas e secas extremas, o Igam publica, em parceria com a Defesa Civil, alertas de eventos extremos, que podem ser recebidos por cada cidadão", disse o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.
 

Além da previsão do tempo e avisos meteorológicos, o Simge também produz relatórios que detalham os diagnósticos mensais e anual, e emite, ainda, o boletim hidrometeorológico, que divulga dados de alertas de cheias e secas que possibilitam a prevenção dos eventos hidrológicos diversos, a partir do monitoramento constante. Os profissionais também mantêm o Monitor de Secas, que é o acompanhamento regular e periódico da situação da seca no estado.

 

Para saber mais, acesse a matéria completa clicando aqui.