Título customizado

Projeto EA nos municípios

Introdução


O uso racional dos recursos ambientais e a adoção de práticas sustentáveis aliados a uma participação cidadã coletiva e ativa são ações imprescindíveis e que precisam ser tomadas diante do cenário de crise socioambiental atual. É nesse contexto desafiador aliado à pandemia causada pelo Covid 19 que o projeto-piloto Educação Ambiental nas Escolas: um despertar para o consumo consciente vem sendo executado desde junho deste ano em quatro municípios do estado de Minas Gerais: Nepomuceno, Paracatu, Itapecerica e Campo Florido, com o seu término previsto para novembro. Serão beneficiados com o projeto cerca de 50 educadores e 200 estudantes do ensino fundamental da rede pública desses municípios, além de suas famílias.
 

Foi desenvolvido pela Semad em parceria com as Secretarias de Educação desses quatro municípios. Tem como objetivo proporcionar capacitação e tutoria a educadores, atividades e ações práticas de educação ambiental relacionadas aos temas: consumo consciente de água e energia, gestão sustentável de resíduos e cidadania, por meio de material pedagógico voltado a alunos de 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental.
 

Ações desenvolvidas

Capacitação para educadores dos municípios: por meio do curso a distância Educação Ambiental: princípios, conceitos e metodologias de 40h disponível na plataforma institucional Trilhas do Saber.

Clique no link a seguir e faça o download do documento para saber mais informações sobre o curso:


Oferta de material pedagógico: é disponibilizado o Caderno de Atividades de Educação Ambiental do Professor, contendo atividades prontas para os professores realizarem atividades online com os alunos. Foram desenvolvidos quatro cadernos, um para cada município e possuem links de acesso a vídeos educativos relacionados às temáticas do projeto e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos por meio de perguntas direcionadas, além de outras informações.Para conhecer e baixar o material, clique nos links a seguir:


Acompanhamento do consumo de água e energia junto aos alunos: o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e energia da residência dos alunos em uma planilha, visando a adoção de práticas conscientes, como a redução de desperdícios e de custos, além de abordar esses temas de forma transversal em aulas virtuais e em atividades.

Para baixar o modelo da planilha, clique no link a seguir:

Oferta de tutoria para os educadores envolvidos: são reuniões virtuais de suporte pedagógico e acompanhamento junto aos educadores.


Resultados

O projeto vem dando resultados, por meio de ações sustentáveis práticas que estão sendo realizadas pelos alunos, conforme matéria abaixo:

 


Vídeo de apresentação do Projeto

Para saber mais sobre o projeto, faça o download e assista ao vídeo a seguir: