Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se respeitar o período da piracema e garantir a reprodução das espécies aquáticas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou nesta semana uma blitz educativa no município de Carmo de Cajuru.
A operação foi coordenada pela área de Fiscalização e Gestão de Denúncia da URFIS Alto São Francisco, em parceria com a 1ª Cia. Da Polícia de Meio Ambiente. Durante a blitz foram distribuídas cartilhas educativas sobre a Piracema, Fauna Aquática e Pesca Amadora para os visitantes, moradores e pescadores da região que estavam transitando na Avenida Primetral, próximo à ponte do Rio Pará.
Cerca de 50 veículos foram abordados, proporcionando um importante momento de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a importância de respeitar as leis ambientais, com ênfase ao período de defeso com a aproximação da Piracema.
A diretora da Unidade Regional de Fiscalização Alto São Francisco, Dalila Mendes Leonardo, ressaltou a necessidade de proteger a fauna aquática e seus habitats, contribuindo para a disseminação de informações cruciais para a conservação dos ecossistemas. “Durante a ação foram feitos apontamentos para a importância de ações educativas contínuas, com intuito de promover a conscientização ambiental e a proteção dos nossos recursos naturais”, disse.
Piracema
A piracema é um fenômeno natural de grande importância para a reprodução de diversas espécies de peixes de água doce. Durante esse período, os peixes migram para áreas mais rasas dos rios, nadando contra a correnteza, para realizar a desova. Para proteger os peixes durante a piracema, é estabelecido o período de defeso (1/11 novembro e 28/2) do ano subsequente, quando são impostas restrições à pesca em diversas regiões. A medida é essencial para garantir a reprodução dos peixes.
Denúncia
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema