Foto: Reprodução/CGE
Premiação fomenta boas práticas de agentes e órgãos públicos do Poder Executivo de Minas Gerais
Três projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) são finalistas no 4º Prêmio Destaques do Controle, da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE). A premiação visa fomentar boas práticas e reconhecer o trabalho de agentes públicos e órgãos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.
Na categoria "Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas", o Sisema concorre com duas iniciativas. Uma dela é o “Guia Simplificado para Gestão de Gases de Efeito Estufa para Organizações Públicas do Governo do Estado de Minas Gerais: Elaboração de Inventários Organizacionais de Gases de Efeito Estufa”, trabalho desenvolvido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e sob atual gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O projeto visa a adoção de práticas e políticas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das instituições governamentais.
Concorrendo como finalista na mesma modalidade, está o projeto “Gestão de Riscos no âmbito do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)”, que reforça a atuação dos gestores para identificar e tratar os eventos de risco, alavancando resultados das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão. O trabalho foi executado a partir de consultoria fornecida pela Controladoria Seccional da autarquia.
Em outra modalidade, denominada "Fortalecimento da integridade, da transparência e da participação social", está o “Painel de Indicadores do Sisema”, desenvolvido pela Assessoria Estratégica da Semad. A plataforma divulga de forma ativa, isto é, independente de solicitação, informações atualizadas relacionadas a diversos temas das instituições que compõem o Sisema. O painel está disponível para acesso por qualquer cidadão no menu "Transparência" do site da Semad.
"A participação do Sisema dentre os finalistas do prêmio demonstra o reconhecimento e a valorização do órgão e entidades ambientais no desenvolvimento de trabalhos relevantes para o aprimoramento do sistema de controle interno estadual", destaca a Controladora Setorial da Semad, Thaís Alcântara.
O prêmio
Esta é a 4ª edição do Prêmio Destaques do Controle. O intuito da CGE é valorizar os agentes públicos que contribuem para o aprimoramento da governança e da transparência, além da integridade e da licitude na gestão pública mineira.
As iniciativas serão avaliadas por especialistas de cada área e os vencedores serão conhecidos no dia 13 de dezembro, no Auditório JK da Cidade Administrativa.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema