Parque Estadual da Lapa Grande - IEF
Parque Estadual da Lapa Grande
Artigo
Fotos
Clique nas imagens para ampliá-las.
Vista Parcial do Parque | Portaria | Rota para Ciclismo | ||
Gruta Lapa Grande | Gruta Boqueirão da Nascente | Ponte de Pedra | ||
Pintura Rupestre – Lapa Pintada | Córrego Lapa Grande | Casarão das Quebradas |
Dados Gerais:
- Municípios de abrangência: Montes Claros.
- Bioma: Cerrado
- Área: 15.360 hectares
- Criação: Decreto 44.204 de 10/01/2006 - Ampliação: Decreto 46.692 de 29/12/2014 – Alteração da denominação: Lei Ordinária de Minas Gerais n° 23.978 de 16/11/2021
O Parque Estadual da Lapa Grande – PELG é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto 44.204 de 10 de janeiro 2006 e ampliada pelo Decreto 46.692 de 29 de dezembro de 2014. O PELG localiza-se na zona rural do município de Montes Claros, região norte do Estado de Minas Gerais com uma área total de 15.360,43 ha. O objetivo de sua criação é proteger e conservar o complexo de grutas e abrigos de "Lapa Grande", os principais mananciais de fornecimento de água para as comunidades de Montes Claros e municípios vizinhos, adjacências, bem como a flora e fauna locais.
Dentre as mais de 50 cavidades registradas no parque, destaca-se a Lapa Grande, pelo fato de ser uma das maiores do Estado, com 2,2 quilômetros de extensão, e por sua importância histórico-cultural. Nos primórdios da história de Montes Claros, a Lapa Grande já possuía este nome e era conhecida e frequentada pelos moradores da região. O complexo de sistema cárstico que abrange parte da área apresenta em sua extensão afloramentos rochosos de calcário, chegando, em alguns casos, a mais de 1.000 metros de altitude. Nestes afloramentos, predominam diversas espécies de cactos e de bromélias.
O Parque abriga importante fragmento do bioma cerrado, com árvores de caules tortuosos e folhas coriáceas, com a cutícula espessa. Destaca-se também a mata seca, que cria duas paisagens completamente distintas na estação seca e na chuvosa. Trata-se de uma zona de transição entre cerrado e caatinga.
Outro patrimônio da unidade de conservação é o centenário Casarão das Quebradas, local de grande importância histórica para Montes Claros por ter servido de apoio aos tropeiros que levavam mantimentos para serem comercializados.
Infraestrutura
O parque possui as seguintes estruturas e equipamentos:
- Portaria
- Centro de visitantes e área de convivência;
- Sede administrativa e estacionamento;
- Trilhas estruturadas e sinalizadas em português.
Horário de Funcionamento
A visitação acontece de terça à sexta-feira (definir), das 8h às 16h. Porém, de terça à sexta, o atendimento é realizado apenas com agendamento prévio para instituições de ensino, associações e ONGs.
A visitação aberta para todos os públicos ocorre aos sábados, domingos e feriados.
Como Chegar
Partindo de Montes Claros, seguir pela Avenida Deputado Esteves Rodrigues, depois pela rua Santa Maria sentido Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros). Na sequência, virar à direita em direção ao bairro Barcelona Park e seguir em frente, até o bairro Vila Atlântica. Na Vila Atlântica, o visitante ainda terá aproximadamente 5 quilômetros de estrada de terra até chegar à entrada do parque.
Contatos e Endereço
E-mail: pelapagrande@meioambiente.mg.gov.br / aneliza.melo@meioambiente.mg.gov.br
Tel: (38) 2101-6850 / 99869-3468
Endereço: Estrada do Alfeirão, Km 5, Zona Rural - Montes Claros, Minas Gerais. CEP: 32.247-500 (Acesso pela rua Manoel de Souza Brasil - Bairro Vila Atlântida).
Ingressos e Tarifas
O valor da entrada é R$ 5,00 (inteira).
Estacionamento gratuito.
Atrativos e Atividades
O parque possui diversas trilhas para as atividades de caminhadas e observação de vida silvestre, sendo recomendadas as seguintes:
Trilha da Lapa Grande: possui 2,2 km de extensão e é considerada uma das maiores do estado. Tem como principal atrativo a caverna Lapa Grande, com ornamentações de grande beleza, como estalactites e estalagmites. A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 430m, com duração aproximada de 40 minutos.
Trilha do Boqueirão da Nascente: tem como principais atrativos a mata ciliar, caverna e ressurgência do rio Lapa Grande (Pai João). A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 1.180 metros, com duração aproximada de 01:00h. Possui horário limite de saída.
Trilha da Lapa Pintada: tem como principal atrativo o sitio arqueológico da Lapa Pintada, que é um abrigo em forma de anfiteatro com mais de 40 m de altura, coberto com pinturas rupestres de temática diversificada. A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 3.644 m, com duração aproximada de 2:00h. Possui horário limite de saída.
Trilha da Ponte de Pedra: a ponte de Pedra é uma formação natural em arco e constitui referência histórica, pois funcionava como uma ponte natural sobre o rio Lapa Grande, usada por viajantes, tropeiros e pelos primeiros veículos que transitaram na região. A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 5.020 m, com duração aproximada de 03:00h. Possui horário limite de saída.
Rota para ciclismo: As atividades de ciclismo poderão ocorrer nos seguintes trechos:
- Estrada de acesso a sede do parque (2,8km)
- Circuito das Quebrada (14km)
- Circuito Ponte de Pedra (27km)
- Circuito Córrego São Marcos (9,2km)
- Circuito da Chapada (50,7km)
- Circuito do Mirante (28,5km)
- Rota do Urubu (1,1 km)
Orientações
- Antes de percorrer qualquer trilha no PE Lapa Grande é obrigatório que o visitante se apresente no Centro de Visitantes para receber as informações da UC, incluindo suas regras de conduta;
- A primeira visita de ciclistas deverá ser precedida de um cadastro obrigatório junto à administração do PELG;
- Para as atividades de caminhada é obrigatório o uso de calçado fechado;
- Recomenda-se vestimenta e calçado adequados para a atividade de ciclismo;
- Devido ao clima quente, é recomendável o uso de proteção como chapéu e protetor solar;
- Não é permitido praticar esportes motorizados, assim como abrir trilhas e atalhos;
- Com exceção da rota para ciclismo, nenhum das trilhas do parque pode ser feita de bicicleta;
- Traga sua alimentação. O parque não dispõe de restaurante ou lanchonete. Leve sempre na mochila frutas, sanduíches, biscoitos e barras de cereais, alimentos nutritivos e práticos;
- Não é permitida a entrada de visitantes com animais ou plantas;
- Não é permitida a entrada de visitantes no interior dos complexos de grutas e abrigos;
- Não é permitido tomar banho nos corpos d’água.
Mapas
Trilha do Boqueirão da Nascente
Plano de Manejo e Conselho
A unidade de conservação possui Plano de Manejo aprovado em 21/12/2021.
A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.